Editorial

Caro leitor,

Há muito tempo esta Instituição almeja uma maneira de compartilhar livremente a produção acadêmica, cuja a concretização desse periódico eletrônico contribuiu para a publicação da produção científica de nossa Instituição.

É nossa finalidade que a Revista Brasileira de Mecatrônica, publicação técnica e cientifica da Faculdade de Tecnologia SENAI Armando de Arruda Pereira, vinculada ao Curso Superior de Tecnologia de Mecatrônica e aos Cursos de Pós-graduação seja, de fato, um instrumento para divulgação da produção intelectual de nosso corpo discente e docente, bem como, de nossos ex-alunos e colaboradores.

Os artigos destacados nesta edição inaugural da Revista são resultados de um esforço concentrado de todos os profissionais desta instituição envolvidos na tentativa de oferecer uma literatura atualizada que reflita as necessidades específicas da área de Mecatrônica e da Indústria 4.0.

A Equipe Editorial composta por docentes e profissionais com especialidades diversas, tem por objetivo, promover uma maior circulação de ideias por meio de seus trabalhos e estudos acadêmicos e manter-se na linha de frente do desenvolvimento profissional, imprescindível as exigências de uma sociedade em constante mudança.

A constante atualização de nossos discentes e docentes é uma condição básica para a manutenção da produção cientifica em alto nível, compatível com as reais necessidades tecnológicas de um país que necessita de um crescimento cumulativo do conhecimento. Os artigos veiculados nessa revista nos convidam a refletir sobre os novos caminhos da tecnologia, seus impactos na produção científica e no desenvolvimento da sociedade.

Acima de tudo, esperamos que o conteúdo aqui publicado possa vir a acrescentar em outras futuras pesquisas.

Boa leitura!

Osvaldo Luiz Padovan

Diretor da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Publicado: 2018-07-27