v. 4 n. 4 (2022): Edição Regular

					Visualizar v. 4 n. 4 (2022): Edição Regular

Editorial

Por que o Lean ainda é tão importante em tempos de Transformação Digital?

 Nos últimos anos o tema “Indústria 4.0” passou de tema a ser conhecido para tema a ser conquistado! Não importa o segmento, porte ou expectativa de faturamento; ser reconhecido como uma empresa que detém alguma tecnologia habilitadora 4.0, se transformou em selo de conquista! Mas é justamente aí que as dúvidas permeiam! Muitas empresas até sabem aonde chegar, mas não reconhecem o abismo entre o estado atual e o futuro! Quais investimentos serão necessários, quais equipamentos ou infraestrutura, como planejar – tudo isso pode tornar-se um pesadelo para qualquer empresário que se habilite a essa jornada! 

É dentro deste contexto que defendo a necessidade por uma jornada lean antes de qualquer pretensão à transformação digital. Passar por um processo de diagnóstico técnico de maturidade para enxergar as oportunidades de melhoria a serem realizadas e as trilhas necessárias para atingir o esperado alvo “Transformação Digital’’, sem queimar largada ou pular etapas!

São empresas que cresceram nos últimos anos, mudaram de endereço e não tiveram a oportunidade de crescer de maneira correta: com análise de layout, arranjo físico e fluxo de processos ideal, gerando movimentações desnecessárias no fluxo de produção e consequentemente aumento no lead time para entregas ao cliente final.

No atual cenário que estamos atravessando, renunciar aos conceitos lean thinking e migrar para uma jornada 4.0 sem uma mentoria adequada e com profissionais habilitados, pode gerar desperdícios automatizados, além de altos custos que podem “enterrar” projetos com alto potencial de retorno.

Por meio do lean podemos mapear processos, identificar desperdícios e preparar qualquer empresa ou negócio para um estágio avançado de tecnologia e alta produtividade! Lean e Transformação Digital precisam andar juntas para que cada ação seja executada de forma cirúrgica, sem erros e na medida certa!

Marcos Arruda

Supervisor de Projetos e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica em São Caetano do Sul, SP e Professor na Faculdade de Tecnologia do Estado de SP – FATEC - SP

Publicado: 2022-06-27

Artigos