v. 4 n. 2 (2021): Edição Regular

					Visualizar v. 4 n. 2 (2021): Edição Regular

Editorial

Revista Brasileira de Mecatrônica, uma ferramenta para divulgação do conhecimento científico.

Quando fui convidado pelo Editor desta revista para escrever este editorial, em um primeiro momento, pensei em abordar o assunto Internet das Coisas (IoT) um dos pilares da Indústria 4.0, que faz parte de minha linha de pesquisa. Porém, deixei esta tarefa para os autores que aqui publicam e fazem muito bem esse papel. Então, decidi falar um pouco deste periódico que tenho muito orgulho por ter ajudado a idealizar e fundar, do qual fui Co-Editor e hoje membro do conselho científico, um dos responsáveis pela área de Engenharia da Computação e Indústria 4.0.
A Revista Brasileira de Mecatrônica, um periódico idealizado no ano de 2017, com sua edição inaugural publicada em 2018, emprega o Sistema de Publicação Open Journal Systems, já possui em sua breve, porém importante história, mais de 100 artigos publicados, incluindo os melhores trabalhos apresentados em duas edições do Simpósio das Faculdades de Tecnologia do SENAI-SP. Nossa revista já possui muitos acessos, que contemplam todas as regiões do Brasil e de alguns lugares do mundo. Isso é motivo de muito orgulho para nós, pois sua criação, inicialmente tinha como objetivo incentivar o corpo discente e docente da Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica a promover sua divulgação científica.
O Panorama da ciência brasileira: 2015-2020 (2021), um relatório técnico, o primeiro boletim anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), tem como um de seus objetivos disponibilizar panoramas sobre a produção científica e tecnológica brasileira e mundial. Analisando este relatório, que trabalhou com uma coleção de mais de 300 mil artigos científicos, produzidos nos últimos seis anos, de 2015 a 2020, obtidos da Web of Science (WoS), extrai-se diversas informações relevantes, como por exemplo, um crescimento relativo dos artigos científicos na área de Engenharia, que passou de 6,4%, em 2015, para 8,5%, em 2020.
Com base nestes dados analisados, nota-se que o caráter multidisciplinar da Revista Brasileira de Mecatrônica, todos ligados a áreas da Engenharia, e que representam as grandes áreas tecnológicas de nossa instituição mantenedora (Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica Industrial), sendo Mecatrônica, Ciência da Computação, Indústria 4.0 e Automação Industrial, também contribuem para um avanço da produção e da divulgação científica em nosso país.
Encerro este editorial com um agradecimento a todos autores, técnicos, bibliotecários, pesquisadores, professores e todos os demais profissionais que contribuíram para que chegássemos até aqui. E faço um convite para que novos autores possam dar sua contribuição e publicar em nossa revista.
Ótima leitura a todos!

Daniel Otávio Tambasco Bruno
Mestre em Engenharia da Informação
Professor da Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica Industrial


Referências
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS- CGEE. Panorama da ciência brasileira: 2015-2020. Boletim Anual OCTI, Brasília, v.1, jun. 2021. 196 p.

Publicado: 2021-12-21

Artigos