v. 4 n. 1 (2021): Edição Regular

					Visualizar v. 4 n. 1 (2021): Edição Regular
Editorial  

O impacto dos softwares CAD/CAM/CAE na quarta Revolução Industrial

 Em meados dos anos 90, no início de minha carreira como engenheiro de projetos, tive o privilégio de participar da revolução promovida pelos softwares de CAD, quando surgiram no país os primeiros projetos em três dimensões. Atualmente os softwares de CAD/CAM/CAE beiram o estado da arte. No CAD pode se desenhar qualquer objeto independente da   complexidade da geometria, criar conjuntos com movimentos reais, realizar estudos de ergonomia, planejar células de manufatura com robôs e navegar em ambientes imersivos, no CAE simular esforços estático ou dinâmica buscando a melhor topologia da forma, no CAM criar programas de CNC e simulá-los em máquinas virtuais idênticas a realidade, enfim as possibilidades são imensas. Muito diferente das primeiras versões onde o usuário escolhia movimentar o objeto ou aplicar a textura, ambos não era possível devido às limitações do software e hardware na época.

A nova revolução, chamada Indústria 4.0 pretende ser a expressão de um novo capítulo na trajetória das transformações industriais e evidenciam uma nova relação entre homens e máquinas. Diferente das revoluções indústrias anteriores, todos poderão participar desta.  É um movimento sem volta e enganam-se os que pensam que será para poucos. Qualquer empresa, de qualquer tamanho e independente do setor de atuação, precisarão se adaptar se quiserem permanecer competitivas, assim como ocorreu com os softwares de CAD. O professor Klaus Schwab, em seu livro The Fourth Industrial Revolution definiu bem este momento: “Ainda temos que entender completamente a velocidade e a amplitude desta nova revolução. Considere as possibilidades ilimitadas de conectar bilhões de pessoas a dispositivos móveis, gerando poder de processamento sem precedentes, capacidades de armazenamento e acesso ao conhecimento. Ou pense na convergência impressionante das inovações tecnológicas emergentes, abrangendo campos variados, como inteligência artificial (AI), robótica, internet das coisas (IoT), veículos autônomos, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciência de materiais, armazenamento de energia e computação quântica, para citar alguns. Muitos dessas inovações estão em sua infância, mas já estão atingindo um ponto de inflexão em seu desenvolvimento à medida que constroem e amplificam a fusão de tecnologias nos mundos físico, digital e biológico”.

O Comissionamento Virtual é umas destas tecnologias em estágio de maturação impulsionada pela elaboração de projetos cada vez mais complexos exigidos na indústria, buscando sempre o menor custo e tempo possível. O desenvolvimento da linha de produção ocorre em etapas como: projeto da fábrica, projeto mecânico, projeto elétrico e projeto de automação, usando softwares CAD/CAM/CAE. O Comissionamento Real do projeto consiste na execução de testes e verificação das máquinas antes do início da produção e segundo a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas, o tempo nesta etapa  equivale a 25% do tempo disponível para o projeto e a construção de uma planta, e até 15% é gasto apenas em correção de erros do software de controle. A ideia básica do Comissionamento Virtual compreende a execução dos testes baseado em um modelo CAD 3D de simulação acoplado ao Controlador Lógico Programável, permitindo realizar grande parte das atividades antes da instalação do sistema, reduzindo as incertezas do projeto.

O momento atual é desafiador, exigindo dos educadores além da formação pedagógica e emocional, conhecimentos multidisciplinares nas áreas de automação, robótica e programação computacional para preparar os jovens trabalhadores. Os cursos de mecatrônica em nível Técnico e Superior estão formados para atender estas necessidades e o novo curso em Engenharia de Controle e Automação, aprovado recentemente, foi elaborado com uma matriz curricular inovadora e fundamentada nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, afirmando o compromisso do SENAI na formação de profissionais para atender a nova realidade das empresas como sempre fez nestes 79 anos.

Daniel Camusso - Prof. da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica 

Especialista em softwares CAD/CAE

Publicado: 2021-10-29

Artigos