INDÚSTRIA 4.0: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • George Geraldo de Oliveira Silva

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as instituições de educação técnica profissionalizante estão se preparando para formar profissionais capazes de atuar na Indústria 4.0. Para se cumprir este objetivo, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza quantitativa que contou com a participação de 90 respondentes, sendo professores, instrutores e educadores de escolas profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com os dados coletados e tratados, verificou-se, dentre outras conclusões, que as tecnologias da Indústria 4.0 já é algo presente no ambiente de aprendizagem e que para muitos alunos, o primeiro contato com essas tecnologias é durante o ensino técnico/ profissional. A pesquisa de campo também refletiu, de modo geral, que há um engajamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial quanto as tecnologias da Indústria 4.0 nas metodologias de aprendizagem.  

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

de Oliveira Silva, G. G. (2019). INDÚSTRIA 4.0: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Revista Brasileira De Mecatrônica, 2(1), 14–27. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/60

Edição

Seção

Artigos