VARIAÇÃO DOS PARÂMETROS NO PROCESSO DE BRUNIMENTO PARA MELHORIA DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DAS CAMISAS DE CILINDRO
Resumo
O mercado automobilístico está cada vez mais competitivo nos dias atuais, e as empresas se
preocupam em entregar para seus clientes o que há de mais moderno. A procura por carros de
alto desempenho tem aumentado e o motor é um dos principais itens a serem considerados na
compra. O bloco de cilindro é um dos componentes mais importantes no motor, sofrendo
várias mudanças através dos processos de usinagem, sendo um dele o brunimento da camisa
de cilindro do bloco, que com o passar dos anos tende a sofrer desgastes de: ovalização,
aumento do diâmetro e conicidade. Sendo assim, é essencial que ao ser brunido, o bloco do
motor apresente uma rugosidade aceitável para o deslizamento dos pistões dentro do mesmo.
Este estudo tem como objetivo analisar a melhor condição de uma máquina em brunir camisas
de cilindro para resultar em um acabamento superficial adequado a ponto de reter o
lubrificante em suas cunhas melhorando o funcionamento e durabilidade do motor de carro.
Para tanto, serão considerados como parâmetros de ensaio a variação da concentração de óleo
lubrificante e a velocidade e a força de expansão da ferramenta para a melhoria do
acabamento superficial das peças ensaiadas.