USO DA METODOLOGIA AHP NA AVALIAÇÃO DE MÉTODOS PARA A CONSTRUÇÃO DA VISÃO DO PRODUTO

  • Julio César Legramanti Neves

Resumo

A visão é considerada como fator chave no processo de desenvolvimento de produtos.
Tanto a literatura da gestão do desenvolvimento de produtos quanto à do gerenciamento
ágil de projetos, originada a partir do Manifesto Ágil de 2001, apresentam diversos
métodos para construção desta visão. No gerenciamento ágil um fator relevante na
construção da visão do produto é a necessidade do envolvimento do cliente durante este
processo. O estudo contempla uma estruturação hierárquica e uma análise comparativa
(AHP - Analytic Hierarchy Process) entre 3 (três) métodos para a criação da Visão do
Produto: o PVMM – Product Vision Management Method, o ViP – Vision in Product e o
VC – Visionary Concepts. Como critérios para comparação entre os diferentes métodos
para criação da visão, foram utilizadas as propriedades da visão do produto, elencadas na
bibliografia consultada. Pretende-se a partir dos resultados obtidos validar qual o método
mais indicado para a construção da visão de um produto de bem de consumo durável,
considerando os critérios identificados pelo autor.

Publicado
2019-08-12