MACHINE LEARNING

APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA QUÍMICA

Autores

  • Kevy Pontes Eliodório Centro Universitário FEI
  • Ricardo Alexandre Carmona
  • Daniel Otávio Tambasco Bruno

Resumo

Indústria 4.0 é o nome dado à tendência atual de automação e gerenciamento de informação nas tecnologias de manufatura, comumente referenciada como a quarta revolução industrial. Nesta nova fase, a principal mudança é na integração de tecnologias digitais e físicas, que tem potencial para alavancar o setor industrial e a competitividade das empresas frente a um mercado cada vez mais “VUCA”. Na indústria química, sabe-se que muitas reações e processos são notadamente difíceis de controlar e várias delas são afetadas por diferentes fatores operacionais. Entretanto, imagine, por exemplo, que você diga a um sistema o composto químico que deseja produzir e ele lhe dê o caminho para a síntese, todas as suas características e condições para que a reação ocorra, para isso, os principais candidatos são as técnicas de Machine learning (ML). ML surge com o potencial de solucionar e inovar a indústria química, reduzindo custos e ajudando, ou até mesmo, substituindo a tomada de decisão humana. Desta forma, no presente trabalho, diversas aplicações de Machine learning serão discutidas com o objetivo de mostrar a oportunidade que esse setor produtivo tem de alavancar sua competitividade frente a um mundo em que as alterações ocorrem a cada instante.

Biografia do Autor

Kevy Pontes Eliodório, Centro Universitário FEI

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2015). Possui mestrado em Engenharia Química pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2018). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, tendo atuado na BASF, multinacional do segmento químico. Atualmente é doutorando em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando na área de reações químicas. 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8360980Y2

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

Eliodório, K. P., Carmona, R. A., & Bruno, D. O. T. (2019). MACHINE LEARNING: APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA QUÍMICA. Revista Brasileira De Mecatrônica, 1(4), 34–49. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/37

Edição

Seção

Artigos