USOS E BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA NA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"
  • Erick Akira Uesugui Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"
  • Danilo Rodrigues Almeida Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"
  • Danilo de Jesus Oliveira Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"
  • Ariane Diniz Silva Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Indústria 4.0, Tecnologias Habilitadoras

Resumo

Inovações como a Realidade Aumentada (RA) podem trazer avanços tecnológicos à Indústria 4.0 e vêm alterando drasticamente o cenário industrial atual. Embora essa tecnologia não seja nova, sua constante evolução e reestruturação vem causando impactos de diversas magnitudes na indústria. A Realidade Aumentada (RA) cria ambientes virtuais dentro de ambientes reais de forma interativa, permitindo expandir informações que antes eram limitadas à imaginação, inteligência e memória de cada indivíduo. Buscando compreender o uso e benefícios gerados pelo advento dessa ferramenta dentro da indústria, esse estudo de caráter qualitativo teve como intuito, através da pesquisa bibliográfica, analisar a literatura publicada nos últimos dez anos e colocar em diálogo os diferentes pontos de vista apresentados pelos autores. Verificou-se que a Realidade Aumentada altera a rotina das indústrias quando utilizada durante o processo de fabricação, manutenção e simulações, possibilitando assim maior resolução de problemas, aumento da produção, tendo em vista a otimização do tempo e a redução de erros, além de aumentar a segurança nos processos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (2004). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica. Atualmente é professor na Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”.

Erick Akira Uesugui, Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é bibliotecário na Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”.

Danilo Rodrigues Almeida, Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Especialista em Instalações Elétricas Industriais, Comerciais e Residenciais. Atualmente é Coordenador de Atividades Técnicas na Escola SENAI “Santos Dumont”. Foi professor de Pós-Graduação na Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”.

Danilo de Jesus Oliveira, Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Coordenador de Atividades Técnicas na Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”. Possui graduação em Mecânica - Modalidade Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2006) e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é aluno regular de Doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Mecânica, com ênfase em processos de Usinagem.

Ariane Diniz Silva, Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior"

Doutora em Educação na Universidade de Sorocaba (2017), Mestre em Educação na Universidade de Sorocaba (2012) e Graduada em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2007). Atualmente é professora da Universidade de Sorocaba e da Escola e Faculdade de Tecnologia “Gaspar Ricardo Júnior”.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

da Silva, M. P., Uesugui, E. A., Almeida, D. R., Oliveira, D. de J., & Silva, A. D. (2022). USOS E BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA NA INDÚSTRIA 4.0. Revista Brasileira De Mecatrônica, 4(4), 48–64. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/168

Edição

Seção

Artigos