A Revista Brasileira de Mecatrônica é um periódico técnico-científico de publicação trimestral em fluxo contínuo, que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico nas áreas de Mecatrônica, Indústria 4.0, Automação Industrial, Ciência da Computação com caráter multidisciplinar.

Tem como foco a publicação de textos inéditos nas modalidades: artigos, resenhas, ensaios teóricos, relatos de experiência, além de replicações de trabalhos. Entre seus principais objetivos estão:

I – Ser um espaço de disseminação dos conhecimentos resultantes da investigação científica, bem como um local de discussões e debates públicos a respeito desses conhecimentos gerados nas áreas de Mecatrônica, Indústria 4.0, Engenharia Assistida por Computador, Automação e Controle, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, entre outras que se enquadram na área de engenharia.

II - Estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes das referidas áreas.

III - Contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade. 

A Revista Brasileira de Mecatrônica  tem como escopo publicar trabalhos  inéditos,  resultantes de desenvolvimento teórico e teórico-empíricos, que apresentem contribuições originais e que estejam alinhados às linhas de pesquisa abordadas pela Revista.

Suas publicações de acordo com a "Tabela de Áreas do Conhecimento" do CNPq, enquadram-se nas classificações de Engenharias III nas áreas 3.05.00.00.1, Engenharia Mecânica, 3.08.00.00.5 Engenharia de Produção e Engenharias IV nas áreas de 3.04.00.00.7 Engenharia Elétrica, e outras áreas com caráter multidisciplinar.

 A Revista Brasileira de Mecatrônica é um periódico técnico-científico de publicação trimestral em fluxo contínuo, que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico nas áreas de Mecatrônica, Indústria 4.0, Automação Industrial, Ciência da Computação, Desenho Técnico (Projetos), e Cyber Segurança, tendo um car´´áter multidisciplinar.

Política de Acesso Livre

A Revista Brasileira de Mecatrônica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O acesso aos artigos é totalmente gratuíto. Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição e publicação de seus artigos, bem como: encargos de envio, taxas de página e imagens coloridas. Não será solicitado aos leitores qualquer pagamento para acessar os artigos ou assinar a revista.

Sobre este sistema de publicação

 A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.1.0.1), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 ISSN: 2596-1233